Pagando Energia Elétrica com Cerveja

Vanessa Grunwald
2 min readApr 14, 2021

Você não leu errado o título deste artigo.

A cervejaria Victoria Bitter, uma das mais populares da Austrália, anunciou recentemente um programa chamado VB Solar Exchange que permite aos cervejeiros de plantão trocarem seu excedente de energia solar residencial por garrafas de cerveja da marca. Cada $ 1.25 dólares australianos em crédito rendem uma garrafa de 375 ml, sendo que com $ 30 dólares um engradado com 24 garrafas é entregue na porta da sua casa. Assista aqui ao vídeo oficial de lançamento.

O Programa foi desenvolvido em parceria com a Diamond Energy, comercializador varejista, e a Power Ledger, startup detentora da plataforma de blockchain que permite efetuar o trading em questão. Existem atualmente apenas 500 vagas disponíveis no programa e os pré-requisitos são bem simples:

  • Ter 18 anos ou mais;
  • Ter uma propriedade residencial com instalação solar de no máximo 6 kW e medidor bi-direcional (somente pessoa física);
  • Ser cliente da Diamond Energy;
  • Não estar recebendo tarifa feed-in financiada pelo governo ou distribuidora.
Fonte: https://www.vbsolarexchange.com.au

O lançamento do programa foi anunciado como parte da agenda de sustentabilidade do grupo cervejeiro, que já divulgou o compromisso de se tornar 100% renovável até 2025. Porém, mais do que o cumprimento de uma agenda de sustentabilidade, o Solar Exchange tem trazido grande visibilidade aos envolvidos — cervejaria, comercializador varejista e startup tecnológica. Considerando a alta competitividade do mercado livre australiano e a facilidade de solicitar portabilidade do fornecedor de energia elétrica, o varejista pode atrair novos clientes através de uma iniciativa inusitada como essa.

Apesar de ser improvável que programas similares se tornem a nova forma de comercializar energia ou sejam adotados em larga escala, a quebra de paradigma na forma de remuneração do excedente energético, antes limitado à negociação com a rede, traz reflexões interessantes sobre as possibilidades da abertura do mercado livre no Brasil, assim como as possibilidades de uso da tecnologia Blockchain.

E você, aceitaria trocar seu excedente de energia solar por cerveja? Participe do quiz e veja as respostas dos brasileiros!

--

--